segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Prefeito de Curionópolis bonifica professores


Excedendo o percentual obrigatório de aplicação na valorização dos trabalhadores na educação e ainda restando saldo referente a verba disponível, o prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamon (PMDB) rateou entre os professores do município o valor excedente, bonificando cada um dos 244 professores que trabalham nas escolas municipais, com R$ 5 mil a mais no contra-cheque.


O anúncio da gratificação foi feito pelo prefeito Wenderson Chamon na manhã desta sexta-feira, 23, no Teatro Municipal de Curionópolis e contou com a presença dos professores beneficiados, de vereadores e da Secretária Municipal de Educação, Gerlane Pereira.


“Isto significa que devido a boa gestão dos recursos tínhamos disponível verba suficiente para pagar a folha de pagamento e o 13º salário”, detalhou a secretária,  explicando ainda que durante este ano os servidores da educação no município de Curionópolis receberam reajuste salarial de cerca de 50%, e a implantação do PCCR – Plano de Cargos Carreira e Remuneração. “Daremos ainda um reajuste de pelo menos 30% para corrigir as perdas salariais ocorridas no congelamento dos salários durante oito anos”, enumerou Gerlane.

É bom ressaltar que essa ação foi espontânea do governo, não sendo necessário que os servidores se organizassem em greve ou qualquer outra manifestação.

Ações como essas, na opinião de Wenderson Chamon, são extremamente importantes e necessárias, tanto para valorizar o servidor da educação no município como para melhorar os índices do ensino. “Isto retrata, sem dúvida, nosso comprometimento com a educação municipal. Percebi que o professor fica com a auto estima elevada e estimulado para realizar seu trabalho”, diz Chamon, enfatizando que professor precisa de estímulo tanto para dar aulas como também para estudar e se qualificar pra bem exercer o seu ofício. Entendo ser a qualificação o melhor caminho para uma boa educação, o prefeito Chamonzinho paga 50% do curso superior de pedagogia para os professores de seu município. Ele conta que nos governos anteriores ao seu os servidores da educação municipal trabalhavam em regime de contratos e eram demitidos em dezembro, retornando apenas em março, ficando longo período sem receber salários.

“Conseguimos implementar um programa de governo que pôde trazer benefícios para todos os educadores de nosso município”, explica Chamon, que afirma não ser suficiente conceder apenas o bônus aos professores. “É precioso investir em qualificação e ver o resultado retratado no melhoramento do aprendizado dos alunos, finalmente, acrescenta Chamonzinho, Deus o tem usado para fazer um governo que a cidade sempre sonhou e mereceu. “Estamos fazendo este trabalho com a aprovação de pelo menos 90% da população”, quantificou.

O professor Niltomar Pereira Lopes trabalha há 10 anos na educação municipal e diz receber a surpresa com muita alegria. Para ele é fácil perceber que Chamon demonstra muita competência na condução de Curionópolis.

“Nosso prefeito pensa muito no próximo e vem demonstrando ser um ótimo gestor, que chegou para fazer a diferença e mudar a educação em Curionópolis”, afirma Niltomar, avaliando que houve uma revolucionária mudança na educação municipal em relação a governos anteriores. Segundo ele, dá pra sentir a expectativa de crescimento profissional e financeiro no corpo docente de Curionópolis  .

A professora Josiane da Silva, que chorou quando foi anunciado o valor do bônus, já faz planos para a aplicação dos R$ 5 mil de bônus dados pelo prefeito Chamon, que ela qualificou como uma grande pessoa. “Vou tirar uma moto e a CNH. A nota que dou para educação em Curionópolis é 10”, conta.

Educação em detalhes – O município de Curionópolis conta com 350 servidores, destes 244 são professores, trabalhando em cinco escolas no Distrito Serra Pelada e em sete na sede do município. O número de alunos passa de cinco mil.

A merenda escolar servida nas escolas do município é ponto prioritário no atual governo. O padrão do cardápio foi revisto e adotado o acompanhamento de nutricionista, sendo parte dos ingredientes, mais de 30%, comprados da agricultura familiar na zona rural do próprio município através de chamada pública. Isto elevou o município à situação confortável no ranking, ficando entre os 30 melhores dentre os mais de 5.400 municípios do Brasil.

O investimento na merenda escolar foi reconhecido com certificado na 8ª Edição do Prêmio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar”, realizado em Brasília no último dia 23 de novembro. A comenda é entregue sob a avaliação de bons investimentos na qualidade da merenda escolar.

Curionópolis em governos passados não oferecia a merenda escolar nas escolas municipais e os alunos eram dispensados das salas de aulas antes de completadas as horas diárias obrigatórias.

“Saímos da condição de não ter merenda escolar para estarmos hoje entre os melhores do país em gestão da merenda escolar. Esta comenda é um reconhecimento aos nossos esforços voltados para o melhoramento da educação e nutrição de nossas crianças; já é um grande avanço, grande ganho para todos”, comemora Chamon. Fonte: Ze Dudu

Por Francesco Costa – Curionópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário