sábado, 27 de agosto de 2011

Onça Puma: Ourilândia x Água Azul


Já é certo, Ourilândia do Norte perderá domínio sobre a gleba Calça Amarela, onde hoje está assentada a mina Onça Puma que pertence à mineradora Vale. A área voltará a fazer parte do município de Água Azul do Norte. Com isso, o primeiro também perde o direito aos royalties advindos da exploração do níquel.
O Projeto Onça Puma conta com uma unidade de produção com capacidade anual de 220 mil toneladas de ferro-níquel, contêm 53 mil toneladas de níquel e rende a média mensal de R$ 3 a 4 milhões em royalties ao município de Ourilândia do Norte.
A região onde a mina está localizada pertencia originalmente ao município de Água Azul do Norte, mas um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal e, posteriormente, referendado pela Assembleia Legislativa do Pará, desmembrou a área que passou a pertencer a Ourilândia do Norte.
Desde então o município de Água Azul vem brigando na Justiça para tê-la de volta.
Na última semana o prefeito de Água Azul, Renan Souto, foi chamado à sede da Vale, no Rio de Janeiro, onde ouviu a boa nova diretamente de diretores da mineradora. No dia seguinte foi a vez da notícia amarga para o prefeito de Ourilândia, Romildo Veloso. A torneira vai fechar.
Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário